REGRAS GERAIS PARA AS ATIVIDADES DISCENTES
1. Descrição dos elementos e critérios de avaliação
1.1. Os alunos serão avaliados de acordo com o desempenho nos trabalhos individuais ou em grupos, inclusive nos seminários, nas atividades curriculares (AC) e nas verificações parciais (VP).
1.2. AC: As atividades curriculares constarão de trabalhos escritos elaborados em sala, ou a ser entregues em data previamente marcada em aula.
1.3. Compreendem as AC, os resumos (temáticos ou não) relatórios, diário de aula, ou qualquer outra atividade escrita ou de pesquisa específica marcada para entrega em data prévia ou durante a aula. Será utilizada uma ficha chamada de “Nota de Aula“ disponível nesse site.
1.4. Também são considerados AC, os trabalho em grupo e apresentação oral no caso dos seminários/temáticos. Os trabalhos serão feitos por equipes cujo número máximo de integrantes será definido de acordo com os efetivamente matriculados.
1.5. As exposições de vídeos ou similares, quando houver, contarão de uma resenha/sinopse crítica (notas de aula). Toda Nota de Aula é individual, será aceito apenas uma folha por Nota de Aula, podendo ser preenchida frente e verso. O preenchimento deve ser obrigatoriamente manuscrito e na folha padrão de Nota de Aula, disponível no site do professor. Click aqui para baixar.
1.6. Haverá produção de artigo indicado pelo docente, sendo que todos os membros deverão participar da apresentação do artigo (ATIVIDADE DE SEMINÁRIO).
2. SISTEMÁTICA DOS SEMINÁRIOS:
2.1. APRESENTAÇÃO
2.1.1. Cada tema será apresentado por um único grupo, no formato de seminário (o trabalho escrito sob a forma de artigo deve ser entregue no dia da apresentação cf. modelo). A didática da exposição oral (apresentação do seminário) ficará a critério dos grupos.
2.1.2. Os grupos devem estar preparados para questionamentos, cuja tese servirá de discussão entre todos os demais presentes. Após a apresentação será iniciado o discussão/debate com o envolvimento e participação de toda a sala. O professor poderá iniciar os questionamentos. Deverá haver pelo menos 3 (três) questionamentos da platéia referente ao tema apresentado, sob pena do item “outras participações” não pontuar.
2.1.3. Tempo de apresentação (exposição oral) por equipe: entre 10 a 20 minutos. A apresentação que não puder ser realizada na data prevista, por motivos de força maior, poderá a critério do professor ser transferida, e somente ela, para a próxima data subsequente, acumulando, se for o caso, as apresentações para data atual. O professor decidirá, conforme o caso, a pontuação do item “apresentação na data”.
2.1.4. Considerações finais pelo professor – 10 a 20 minutos.
2.1.5. A avaliação do seminário será processada podendo valer como VP ou AC, e será atribuída uma nota de 0 a 10. Nas apresentações é esperado: Cobertura do conteúdo; Clareza; Objetividade; Desenvoltura do(s) Apresentador(res); Recursos Complementares Usados e Criatividade (cf. aula dada sobre esse tópico); Respostas bem elaboradas .
2.2. ARTIGOS
2.2.1. Nos trabalhos escritos serão considerados os seguintes critérios que devem seguir a metodologia científica mínima: 1. Entrega na data: Estabelecido previamente e publicada no site do professor no documento Seminários Datas e Provas; 2. Metodologia adequada: Metodologia aplicada a artigos/paper segundo as regras estabelecidas pela FACULDADE ENERGIA ou ABNT, ou ainda, conforme Modelo Artigo/Paper básico neste site.; 3. Fundamento das idéias e afirmações: Apresenta relação entre os conceitos; 4. Riqueza na argumentação: As ideias apresentam profundidade de crítica e variedade de pontos de vista; 5. Síntese da pesquisa: O registro de ideias foi feito sem repetições; 6. Apresenta proposições e soluções para a crítica ou ideia apresentada: Esta parte deve estar na conclusão, e conter no mínimo 15 linhas, deve ainda, responder à pergunta do tema escolhido; 7. Citação das fontes e autores; 8. Referência bibliográfica; 9. Numero de páginas: Deve conter no mínimo 3 (três) páginas, e no máximo 5 (cinco) páginas de conteúdos. Não contabiliza as páginas de referência e os anexos, se houver. Não utilizar capa no trabalho, deve seguir o modelo básico proposto pelo Professor; 10. Outras Participações: As questões elaboradas – no mínimo 3 (três) com suas devidas respostas – devem constar no trabalho escrito, parte final, após as referências, como anexo. O anexo não conta para o máximo de páginas. Deve ser postado, ou encaminhado para postagem, no “DB-questões de prova” deste site.
Ainda, para o item “10. Outras Participações”, será considerado: para efeito do artigo/paper a correta formatação do trabalho, com suas páginas devidamente numeradas, a citação e referência de pelo menos um livro físico, e a entrega digital dos documentos – apresentação no formato .PPT e o artigo/paper em formato .DOC ou PDF – para postagem no site em “Trabalhos Apresentados”.
2.2.2. Serão aceitos apenas os artigos físicos entregues em mãos do professor. Os trabalhos que não forem entregues na data previamente marcada, receberão no máximo 50% da nota máxima possível. Receberão nota 0 (zero) os trabalhos que apresentarem sinais de cópias de outros trabalhos ou de livros, contiverem evidências de materiais literalmente copiados ou traduzidos de livros ou Internet, ou ainda, for detectado que não houve produção própria.
2.2.3. O número mínimo de páginas será de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco), podendo ser apresentado em até duas colunas.
2.2.4. Caso ocorra qualquer alteração nos critérios de avaliação no decorrer do semestre, o novo critério será estabelecido em comum acordo com os alunos.
2.2.5. As médias serão calculadas à partir dos artigos, participação nas apresentações, notas de aula cumulativamente, e outras atividades que poderão ser consideradas como AC previamente comunicado pelo professor. Todas as notas têm peso definido no plano de aula eletrônico disponível no site da instituição.
3. Datas das apresentações:Verificar na Folha dos seminários
4. Equipes:Verificar na folha dos seminários
5. PROVAS (datas prováveis) [V] [V2] [Trab]-Verificar na folha dos seminários